Gostaríamos na
publicação de hoje apresentar um pequeno vídeo (cerca de 10 minutos) sobre a
saída de seis awon iyawo de nosso ilè. Aos devotos do candomblé a dinâmica é
conhecida. Falamos para todos os simpatizantes, em linhas gerais, como se
processa nos vários aşé essa saída:
Inicia-se o şirè normalmente. Os orin são cessados e ocorre a primeira
saída das iyawo. Nessa saída são entoados orin específicos.
Na sequência, as iyawo são recolhidas e retorna o şirè. Mais alguns
instantes e ocorre a segunda saída com características específicas de
fundamento. As iyawo são novamente recolhidas e o şirè é pausado. Normalmente
em Oşumarè, um antes de şangò.
Finalmente, ocorre a terceira saída, onde as iyawo também manifestadas
no Orişà e com a roupa de festa (aşó odun) tiram o orunkó, ou seja, dão o seu
nome. Momento de êxtase no terreiro. Em seguida todos os Orişà dão seu run
individualmente abençoando todos os presentes. As iyawo são recolhidas e o şirè
retoma em şangò.
Nesse momento, todos os elegun dão o transe. Também é comum que, após
o Babá dar o transe para onilè, todos os elegun darem transe de igual forma.
Dessa maneira o candomblé se processa. Culto, louvação, cura em níveis
naturais, sociais e sobrenaturais fazendo uso do que há de melhor: a presença
dos Orişá. Algo que só é possível por quem é iniciado nesse mister e possui a
casa aberta com seu egbé cônscio das responsabilidades do Aşé.
Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve,
Babá Rivas T'Ogyion
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 666
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