quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Predição, Prevenção e Cura no Candomblé

Apesar das agências de saúde serem da esfera pública, o Terreiro ocupa este está função dentro do egbé (comunidade) onde é também promotor de saúde. Como já afirmamos em nosso livro, no prelo, em seminários, bem como no vídeo abaixo, a visão do candomblé é que a noção de saúde/doença precisa ser observada nos níveis natural, sobrenatural e social.

No intuito de cuidar o indivíduo nessa perspectiva mais ampla, deixando seus caminhos abertos e corpo fechado, propomos que um bom “olhador” e Babá Onişegun agem em três níveis a saber: predicação, prevenção e cura.

Essa visão inédita enseja uma importante pergunta. Como prever, evitar e curar algo diferente do indivíduo? A essa resposta é possível relacionar o que foi dito no vídeo anterior, onde afirmamos que o Orişá se manifesta e não incorpora no seu filho(a) de santo. Portanto...

Informamos que, para breve, vamos promover seminários em terreiros e faculdades, ou seja, no espaço religioso e acadêmico para discutir e aprofundar essas questões de interesse dos praticantes do candomblé, pesquisadores acadêmicos e a sociedade abrangente. Vamos ao vídeo!
  


Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 641

Nenhum comentário:

Postar um comentário