quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Toque no Ile-Oka recebe visita do índio Bainawa

Na publicação de hoje gostaríamos de apresentar um pequeno vídeo que retrata a visita do índio Bainawa ao nosso Candomblé de Caboclo (Ile-Oka 7 Estradas) acompanhado de um pequeno texto de nosso filho de santo Yabauara.

“Foi com imensa alegria que vi e vivi um encontro mágico-religioso e, porque não, social e cultural, de um autêntico indígena com o axé de meu Babá. O índio Bainawa antes de conhecer o toque de Candomblé de Caboclo passou por alguns rituais privados sob os auspícios de Pai Rivas aprendendo e vivenciando algumas importantes linguagens das religiões afro-brasileiras, notadamente a cura, a pajelança e as encantarias várias.
O encontro de caboclos, ou seja, do índio Bainawa com o Caboclo 7 Estradas foi emocionante. Algo difícil de ser traduzido por palavras, mas certamente fácil de ser compreendido como paradigmático. Pai Rivas demonstrou mais uma vez que seu Axé respeita e vive a diversidade. Vive, porque seus fundamentos dialogam com as várias Escolas das Religiões Afro-brasileiras. Vários de seus sacerdotes, Mães e Pais de santo umbandistas, Babalorixás do candomblé e até mesmo ameríndios da Pajelança se encantam com o que vêem e sentem ao pisar nos ilês de nosso Babá.  
Com o índio Bainawa não foi diferente. Ele pediu a palavra e, em público, afirmou como estava feliz por ter conhecido Pai Rivas e os ancestrais, os Mestres, o Caboclo. Queria, observem bem caros leitores, levar o Babá para sua terra por reconhecer nele um grande pajé, sendo mais específico ao segundo encontro dos pajés da região da Amazônia. Tendo em Pai Rivas um pajé que manifesta o ancestral (transe).
Sua língua é diferente da nossa. Nossa língua corrente e do santo é diferente da dele. Isso não importa para a magia, o fundamento. Por meio da força mágico-religiosa as tradições se unem, se fortalecem. Basta um sacerdote capacitado para tal. Tenho a felicidade de conhecer e ser filho de um. Celebremos a aliança, a força das nações. Axé Babá Mi!”



Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 597

Nenhum comentário:

Postar um comentário