segunda-feira, 14 de julho de 2014

Ritual de Bençãos no Ile-Oka Sete Estradas

Passo a palavra para minha filha-de-santo, uma das testemunhas do enlace ritual ocorrido ontem no Ile-Oka Sete Estradas! Após o depoimento, disponibilizamos algumas fotos!

Não poderia ser em outra noite! O casamento de Araritan e Daniela foi ritualizado sob os auspícios da lua cheia e dos encantes de Mestre Canindé.
O casamento foi realizado no Ile-Oka Sete Estradas. Grande parte dos que lá estavam faziam parte de nossa comunidade de santo e vieram de várias regiões para dividir este momento tão importante. Como não poderia deixar de ser, o casamento nas várias religiões afro-brasileiras é celebrado de maneiras diferentes. Ontem, por exemplo, foi Mestre Canindé, entidade da Jurema, que realizou o ritual, cantou, fez suas rezas, fez o enlace e de uma maneira simples e especial. 
Aos sons dos atabaques, das marcas, da zabumba, triângulo e das vozes das cantorias entoadas por todos, o casamento foi sendo realizado, com muitos elementos: chaves, machados, estrelas, facas, agulhas, figas entre tantos outros. Cada um deles, ao ser manipulado, tinha seu sentido aplicado ao casal. Eu já havia presenciado um casamento realizado por Mestre Canindé antes, porém, o de ontem foi totalmente diferente porque cada casamento, para as entidades, tem como ponto de partida:  cada pessoa, cada casal tem uma história, uma trajetória e, portanto, o ritual é específico!
Foram esses elementos todos imprimidos com a força da encantaria que deram destino encantado ao casal que lá firmava, nas palavras de Mestre Canindé, sua aliança “de corpo e de sangue”. Só quem presenciou pôde entender e sentir o alcance dessas alianças. E tenho certeza que o caminho deles, que já nasceu das fumaçadas, das rezas e louvarias vai ser trilhado com encanto e força! Ontem a lua cheia trouxe bem aventurança e plenitude aos dois! E assim, mais duas almas que se juntam para dar a volta no mundo junto com Mestre Canindé!
Salve, salve!

Yacyrê



















Obs: Clique na foto para ampliar

Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 526

Nenhum comentário:

Postar um comentário