segunda-feira, 2 de junho de 2014

Inauguração do Ilê Oka 7 Estradas



Sábado, dia 31 de maio, tivemos a inauguração de mais um dos templos de Pai Rivas na cidade de Itanhaém, o Ilê Oka 7 Estradas. Este era mais uma das idealizações de nosso Baba e que veio a se concretizar rapidamente com a força do astral e de nossa comunidade de santo.
Há algum tempo Pai Rivas tem abordado sua visão sobre as religiões afro-brasileiras. Na verdade essa visão vem sendo construída juntamente com sua iniciação, a qual se firmou em várias raízes até a fundação da Escola de Síntese alicerçada em um olhar voltado para os fundamentos da diversidade afro-brasileira. Como Pai Rivas falado em seus vídeos, ele entende que as religiões afro-brasileiras podem ser agrupadas em três grandes composições: o grupo dos candomblés, o grupo das encantarias e o grupo das umbandas. É importante deixarmos claro que esse agrupamento não implica em uma segmentação, em um afastamento rígido entre as práticas rituais. Ao contrário, as Escolas das religiões afro-brasileiras possuem pontos de contato que as aproximam em várias situações. O olhar para os grandes grupos exige uma atenção às aproximações, às conexões à dinâmica colocada pelo campo religioso afro-brasileiro.
O Ilê Oka 7 Estradas é um templo do grupo das umbandas e que possui pontos de contato com o candomblé e a encantaria. Assim, é na prática diária do sacerdote que ele demonstra sua percepção sobre o universo em que atua. É um discurso que se comprova na prática. Esse discurso da diversidade já há muito é vivido quando Pai Rivas fundou a Escola de Síntese e a Faculdade de Teologia com ênfase em religiões afro-brasileiras. O Ilê Oka é mais um dos templos que vem demonstrar a preocupação de nosso Baba em contemplar verdadeiramente a diversidade afro-brasileira.
Outro fator importante diz respeito a uma das funções dos terreiros afro-brasileiros e que Pai Rivas procura enfatizar sempre: o terreiro como agente de saúde. Sabemos que a saúde é um dos elementos mais preocupantes de nossa sociedade. Houve tempo da história brasileira que os médicos eram os curadores, benzedores, feiticeiros espalhados por todo o território nacional. Consideramos o avanço da ciência médica oficial e o acesso a ela um direito que deveria ser assegurado a todos. Porém, consideramos igualmente importante a presença dos curadores “extra-oficiais” que atuam nos terreiros desde sempre, nos caboclos, pretos-velhos, exus, encantados, pais e mães de santo. Por isso, os terreiros de Pai Rivas sempre valorizaram o aspecto do cuidado com os que a ele recorrem. As terapêuticas são várias e não nos cabe descrevê-las. Em outras oportunidades (vídeo de Cristina Gonçalves) já foi apresentado uma das muitas histórias dos terreiros de nosso Baba. Na ocasião, tratava-se do exu impedindo o suicídio de uma jovem. Como este, existem tantos outros casos que os cuidados da ciência médica podem não alcançar rapidamente. Temos certeza que o Ile Oka será mais um espaço religioso de cuidados espirituais e materiais a todos que nele passarem.
Abaixo, listamos algumas imagens registradas do toque de Inauguração do Ile Oka 7 Estradas.
Meus sentimentos de honra por ter participado de mais uma das muitas realizações de Pai Rivas! Ficamos felizes em saber que nosso Baba é um sacerdote que realiza em prol das religiões afro-brasileiras e acho que como tal, todos deveriam parabeniza-lo! Seus filhos-de-santo já o fizeram! Basta observar a alegria e o senso de identidade que as fotos abaixo demonstram. Todo Baba ancorado em fundamentos e realizações certamente tem uma comunidade de santo integrada e afetivamente disposta ao trabalho. É o caso de nosso Baba, Pai Rivas. Ele nos ensina com seu exemplo a realizar sempre!
Esperamos que todos possam estar presentes no Ile Oka Sete Estradas ou nos outros três templos de Pai Rivas e compartilhar o clima de alegria, força, realização e axé neles impressos.
Axé!
Yacyrê.

Obs: Fotos abaixo. Clique para ampliar.

































 Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 514

Um comentário:

  1. MAIS UM PONTO DE IRRADIAÇÃO DE LUZ E CARIDADE PREGADA POR NOSSO PAI OZALÁ; SALVE O ILÊ OKA 7 ESTRADAS

    ResponderExcluir