quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ile-Oka Sete Estradas: calendário de toques

Algumas pessoas tem nos perguntado o motivo de nosso novo terreiro localizado em Itanhaém chamar Ilê-Oka. Não podemos definir em apenas algumas linhas o amplo sentido e as várias configurações semânticas que o termo Ilê-Oka imprime.
Podemos, inicialmente, afirmar que o termo Oka é africano e o Ile-Oka Sete Estradas é a Casa dos Poderes Mágicos. Agora, essa magia contempla vários aspectos e em cada grupo das religiões afro-brasileiras ela é executada, ritualizada com características próprias. O Ile-Oka é um terreiro do grupo das encantarias (candomblé de caboclo, jurema e encantarias várias) e tem como compromisso o cuidado com a saúde de todas as pessoas que o procuram. Essa saúde, no entanto, é muito mais que apenas a saúde do corpo biológico, físico. A saúde no Ile-Oka (e temos certeza que em todos os terreiros sérios) é entendida a partir da cosmovisão maior que abrange esse grupo das religiões afro-brasileiras, por exemplo de como as encantarias veem o corpo, a saúde, a espiritualidade (corpo fechado e caminhos abertos)
As pessoas procuram as religiões afro-brasileiras por vários fatores, por obsessões espirituais, feitiçarias várias, desvios de personalidade, brigas familiares, problemas afetivos, doenças que já estão manifestas fisicamente. Assim, a saúde é vista de maneira maior e nosso Ile é, portanto, direcionado às várias magias. Outras semânticas existem, mas deixaremos para próximos textos e/ou para cada um dos que pisam no Ile-Oka entendê-los. Aproveitamos a publicação para divulgar o calendário dos toques no Ile-Oka que nos foi solicitado.

Axé!

Obs: Clique para ampliar

Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 521

Nenhum comentário:

Postar um comentário