segunda-feira, 30 de junho de 2014

Alegria e felicidade! Toque no Ile-Oka Sete Estradas. Itanhaém/SP


Ontem, 28 de junho, tivemos um toque no Ile-Oka, um de nossos Iles em Itanhaém. Na publicação anterior fizemos questão de responder a alguns colegas que tem nos questionado sobre a tradução do nome de nossa casa. Na ocasião, falamos que oka era um termo africano que possuía várias abordagens semânticas, mas que poderíamos afirmar que nosso Ilê era uma casa de poderes mágicos e que está voltado aos cuidados de todos os que recorrem à essa linguagem das religiões afro-brasileiras.
Os terreiros são, por excelência, ambientes religiosos que primam pelas cores, pelos sons, pelas danças, enfim, pela diversidade. O Ilê-Oka Sete Estradas não é diferente. Lá temos a oportunidade de compartilhar entre a família de santo e a comunidade momentos ímpares de contato com ancestrais: mestres, encantados, caboclos, marinheiros entre outros. É uma casa dos vários encontros: de linhas e famílias espirituais, de matrizes étnicas com suas respectivas simbologias, de diferentes pessoas do santo (pais, mães, filhos e filhas de santo), diferentes vestimentas, toques, transes. E é importante que frisemos que todas esses aspectos que se fazem plurais de alguma maneira se encontram em prol da saúde de todos, saúde esta que se consolida em corpo fechado e caminhos abertos.
O corpo fechado livre de demandas, feitiçarias, correntes de baixa magia e os caminhos abertos para que todos possam conquistar boas amizades/amores, firmezas nas questões materiais, saúde física e, principalmente, equilíbrio, estabilidade e harmonia nos aspectos espirituais. É isso que o Ile-Oka deseja e vivencia em todos os seus toques e cotidiano ritualístico. E como diz o mote principal da nossa casa:  Ayó e Axé a todos: felicidade, alegria e força para realizar todas as coisas!
Aproveitamos para disponibilizar algumas fotos que registram momentos de Ayó e Axé!




















 Obs: Clique para ampliar

Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 522


Nenhum comentário:

Postar um comentário