quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Convite! XXIII Rito de Exu: Guardião do Destino, Vencedor da Morte

Esta publicação destina-se a apresentar aos amigos colegas do blog, pesquisadores, praticantes, adeptos, pais e mães-de-santo o convite para o XXIII Rito de Exu: Guardião do Destino, Vencedor da Morte.
Há muitos anos a Faculdade de Teologia Umbandista conjuntamente com a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino realiza os ritos anuais de exu, sempre em outubro. Este ritual fecha e, ao mesmo tempo, inicia um novo ano litúrgico de nossa comunidade. Assim como todos os rituais afro-brasileiros carrega um enredo específicos e possui uma simbologia própria que dá significação ao complexo místico-mítico. Exu é uma entidade de suma importância no panteão afro-brasileiro. Orixá mensageiro, elo de comunicação entre os reinos espirituais e materiais, Exu é o grande concretizador de destinos. Nossos rituais, porém, não visam apenas à louvação aos exus que poderiam, como são, ser realizados no interior de cada casa de santo. Nossa proposta foi a de possibilitar que os vários terreiros tivessem a chance de comungar e compartilhar o axé de exu, em suas várias facetas em um mesmo ritual. É, na verdade, uma tentativa (que vem sempre realizada com êxito) de convivência entre as várias formas de se pensar e praticar as religiões afro-brasileiras, especificamente, a visão sobre exu. É uma excelente oportunidade de aproximação entre pais e mães-de-santo, bem como de suas comunidades. Isso só faz fortalecer o senso de pertencimento e de união entre as casas de santo. Ninguém deixa de fazer ou valorizar suas práticas, ao contrário, todas as "visões" são igualmente cultuadas, em harmonia de ações, em sincronia de vibrações e axé.
Na próxima publicação explicaremos o enredo do ritual deste ano, mas, de todo modo, convidamos, desde já,  todos a participarem mais uma vez (ou pela primeira vez) do nosso ritual. Nosso, porque ele não é do Pai Rivas. É de todos nós!

Axé

Obs: Clique para ampliar o convite

Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 396

Nenhum comentário:

Postar um comentário