quinta-feira, 5 de setembro de 2013

FTU abre cursos de extensão na modalidade Ead


Além da graduação em Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras, curso já reconhecido e recredenciado pelo Ministério da Educação, a FTU disponibiliza, a partir de hoje, cursos de extensão universitária na modalidade a distância. O projeto faz parte de uma das missões da Faculdade que é o acesso ao conhecimento, o que promove a inclusão social. Toda instituição de ensino superior necessita, além de sua proposta pedagógica específica de bacharelados e pós-graduações, implementar e viabilizar projetos que beneficiem a comunidade em geral.

Foi pensando nisso e valorando a importância das novas tecnologias na educação que a FTU lançou seu projeto de Educação a distância. Além dos que já estão concluídos, há vários cursos sendo preparados e, em um pequeno espaço de tempo, a gama de possibilidades será, ainda, maior.

Agora, a comunidade de santo e os(as) colegas pesquisadores(as) do país e do exterior poderão acompanhar parte das discussões realizadas pela FTU, com a vantagem de não precisarem se deslocar fisicamente e de terem liberdade para realizar as aulas no momento mais adequado de acordo com sua rotina.

O primeiro curso disponível é “O poder das ervas medicinais e rituais nas Religiões Afro-brasileiras”, cujos conteúdos abordam temas como: a introdução à botânica, a importância das ervas para a saúde física e espiritual, tópicos de fitoterapia e, especialmente, sua função mágico-ritual nas várias casas de santo espalhadas pelo Brasil e suas relações com os Orixás, Inkices, Voduns e Ancestrais (caboclos, exus, pretos-velhos, Mestres e Encantados).  O curso é ministrado por docentes da FTU e, também, por colaboradores de outras instituições, como a USP. A carga horária é de 16h e será expedido certificado de participação pela instituição.

As instituições de ensino superior gozam de autonomia para planejar, desenvolver e aplicar cursos de extensão. Isso significa refletir sobre carga horária, público-alvo, conteúdos e atividades. Podemos assegurar que os cursos ofertados possuem uma linguagem que atende ao universo religioso e ao universo acadêmico, afinal, este é um dos motes da FTU, a aproximação entre ambos. A Teologia é justamente uma disciplina privilegiada por sua posição singular de transitar entre dois saberes, historicamente, vistos como apartados.

Reforçamos que, além do bacharelado e dos cursos de extensão (presenciais e a distância), a FTU oferta, também, uma pós-graduação lato sensu (especialização) em Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras. Alguns dos módulos deste curso são: Escolas Afro-brasileiras (Umbanda, Candomblé, Tambor de Mina, Jurema, Xangôs, Batuques, entre outras), Gênero e Religião, Música nas Religiões afro-brasileiras, Semiótica religiosa, Teologia, Meio ambiente e Espiritualidade e Cultura Afro-brasileira. O curso possibilita uma visão ampla do campo religioso afro-brasileiro com discussões acadêmicas recentes sobre o mesmo.

Ficamos bastante honrados em termos escolhido o caminho da educação para incentivar a valorização da cultura religiosa afro-brasileira e do sentimento de pertencimento dos próprios adeptos, além de implementar um novo campo de estudo teológico, até então inexistente no Brasil e no mundo. Esperamos que os nossos cursos possam, de alguma maneira, favorecer o respeito à diversidade e à alteridade religiosa.

Axé!

Importante: os cursos de extensão a distância podem ser realizados por adeptos das religiões afro-brasileiras, simpatizantes, pesquisadores e leigos. Para maiores informações, acessem http://ftu.eadbox.com ou entrem em contato pelo e-mail extensaoead@ftu.edu.br
Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 388

2 comentários:

  1. A inédita implantação pela Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) de cursos de extensão na modalidade EAD (Ensino à distância) vem preencher uma lacuna importante no meio acadêmico.

    Paó à FTU por mais essa iniciativa em prol da democratização do acesso ao conhecimento e inclusão sociocultural do povo de santo.

    Axé!!!

    ResponderExcluir
  2. A FTU está de parabéns! Aguardo o curso de graduação em teologia afro-brasileira a distância para todo território nacional. Vocês já analisaram essa possibilidade em nome de Èsù ! Alaroyè(Falastraz-Comunicador).
    Ifálàmi Aworeni(Genivaldo Guimaães dos Santos)

    ResponderExcluir