quinta-feira, 25 de abril de 2013

TERREIRO - AGÊNCIA SOCIAL PROMOVENDO SAÚDE



Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá


Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico

Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”

Publicação 351

Um comentário:

  1. Neste post de nosso mestre, podemos ter uma dimensão daquilo que podemos realizar para as comunidades das religiões afro brasileiras, em especial como agentes promotores de saúde.
    Muitas vezes, o acontecimento ou experiência, entendidos na lógica da medicina oficial, como distúrbios do corpo físico (bara) ou da mente (ori) são, para as religiões afro brasileiras, sinais ou manifestações da espiritualidade, pois as doenças iniciam no Orun e concretizam-se no Aiye.
    A promoção de saúde , proporcionada por uma terapêutica dos terreiros, é exercida por pais e mães de santo, diante de diversas situações de adoecimento ou desequilíbrio e tudo isto é de vital importância para os adeptos do Santo.
    Operando com riquíssima simbologia, esta terapêutica e profilaxia está contida nos rituais, nas folhas, nos banhos, na comida de santo, nas oferendas, nos ebós, nas defumações, nos sacudimentos, nas beberagens e muitos outros.
    No vídeo de nosso mestre fica muito claro a preocupação em termos uma maior visão do ser humano, pois só assim teremos a dimensão exata das necessidades do mesmo e poderemos atuar com abrangência e objetivamente.
    A FTU veem contribuindo sobremaneira nesta aproximação dos saberes e fazeres do povo do santo, com os saberes acadêmicos existentes e com certeza isso, proporcionará melhorias a sociedade como um todo.
    Mas para entender melhor vamos a fonte; assistam o que o mestre tem a dizer!
    Ygbere

    ResponderExcluir