quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Orô de bons auspícios dando início ao nosso ano litúrgico 2013


Na passagem de 2012 para 2013 realizamos na praia um Orô de bons auspícios – rito de fundamento (que tem segredos). Sabemos que anualmente as pessoas se dirigem ao mar para a celebração do ano vindouro. Consideramos que a opção pelo mar deve-se ao fato do mesmo ser fonte de vida para nosso planeta. A cada ano as pessoas desejam, portanto, renovar suas energias e se dirigem ao mar para que ele traga boa aventurança a todos.
Iniciamos nosso ritual à 1 hora do dia 01 de janeiro de 2013. Ficamos honrados em saber que muitas pessoas deixaram suas famílias, suas festividades e vieram de São Paulo e outras cidades (inclusive de outros estados) para estar conosco celebrando os bons auspícios para o novo ano. A primeira ação do ritual foi louvar Exu e Ogum, divindades que vem sempre à frente, abrindo os caminhos, o que incide sobre nosso mote para 2013: Caminhos abertos e corpos fechados!
Após saudarmos Exu e Ogum, pensamos na saúde em primeiro plano e invocamos os bons auspícios dos orixás Ossaim e Obaluayê para que nos trouxessem saúde, bem estar, deixando nosso corpo fechado contra toda e qualquer enfermidade.
O segundo aspecto, já que estávamos no mar, foi pedir os bons auspícios de riqueza (aje) a Oxumarê – Aroboboi! - para que não tivéssemos penúria, mantivéssemos nossos trabalhos e não nos faltasse dinheiro.
O terceiro aspecto foi o do amor em que saudamos Oxum, para que tivéssemos sorte no amor, estivéssemos afastados dos seus desgostos.
Por último, foram os aspectos espirituais. Poderíamos ter escolhido do panteão, qualquer um dos Orixás mas escolhemos Oguian por ser nosso Eledá, o deus da vegetação (dos inhames novos pilados), com ligação com os influxos da fertilidade acompanhado de seu Exu que é Odara, para trazer tudo que for bom para nós.
A seguir, invocamos os nossos Ancestrais Ilustres afirmando que o Orixá do Brasil é o Caboclo. Invocamos o Caboclo Sr. Urubatão da Guia que nos assiste para que Ele estendesse sobre todos nós suas bênçãos, sua cobertura e proteção, paz, luz e serenidade a todos. Por fim, invocamos os encantados para que nos livrassem de todos os engodos, de todos os sortilégios e feitiços vários, permitindo, assim, que 2013 estejamos nos seus reinos de encantos de realidade.
Ao final desta primeira publicação do ano, gostaríamos de tecer alguns agradecimentos: aos meus filhos e netos de santo que vieram até Itanhaém, a minha filha de santo Mãe Fabi de Yemanjá e seu esposo (também meu filho de santo) Kiko, ao nosso filho de santo Itarayara (Curitiba) ao qual estamos dando as obrigações para elevá-lo à sacerdote, a Mãe Cidinha, a Mãe Regina de Oxalá, a Pai Sílvio de Ogum, a Pai Cléo de Odé e a Pai Paulo de Ogum. A todos os citados, agradecemos profundamente pela distinção que tiveram para conosco através de suas presenças.
A todos, que 2013 seja mais um ano repleto de saúde, paz, amor, alegria e muitas realizações!
Abaixo disponibilizamos fotos do primeiro ritual do ano, o qual vem consolidar a construção do nosso templo em Itanhaém que esperamos inaugurar em fevereiro de 2013.
Axé!


Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 319

Nenhum comentário:

Postar um comentário