segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Religiões afro-brasileiras em um novo e auspicioso tempo


Durante o ano de 2012 realizamos vários toques em diferentes cidades pelo Brasil. O penúltimo deles foi realizado dia 08 de dezembro em Curitiba (Paraná) e o último, ontem dia 15 de dezembro em Itanhaém (São Paulo).
Todos os toques realizados fazem a interrelação entre Exu, Ossaim e Orumilá Ifá. Exu pois, do panteão de todos os Orixás ele é o decano, é o elo de comunicação do sistema. Ossaim por ser, igualmente, mediador do sistema com suas ervas medicinais e rituais. Finalmente, Orumilá Ifá, pois ele é o senhor do destino. A ideia é, portanto, apresentar e fazer com que toda a comunidade do santo saiba e vivencie que tudo é possível e consiga realizar um bom destino. Exu diz que tudo é possível, inclusive acabar com as desigualdades espiritual, cultural e social.
Findar com essas várias desigualdades faz parte do propósito das religiões afro-brasileiras, religiões que historicamente foram preconceituadas e marginalizadas mas que respondem a isso com propostas sérias para sua comunidade e para a sociedade civil como um todo. Tais propostas resgatam a identidade, memória, pertença e valia das contribuições afro-brasileiras espiritual e culturalmente para o povo brasileiro.
Em nosso caso, como sacerdote, nossa proposta faz uso de duas vertentes. A primeira, ao fundarmos a Faculdade de Teologia Umbandista (FTU), escolhemos tornar visível e isonômica as religiões afro-brasileiras por intermédio da educação. A segunda, ao valorizarmos o fundamento do sacerdócio (os iniciados se fazem nos templos), tivemos como intenção dar maior visibilidade aos afro-brasileiros, os quais sempre foram preconceituados e, hoje, podem ter a sua voz manifesta por dentro da sociedade.
Em continuidade dessa proposta, para o ano de 2013 já há um calendário para esses toques, os quais serão realizados por outros sacerdotes e sacerdotisas que possuem seus terreiros em outras cidades. Tal mobilização para a concretização desses toques surgiu a partir do Fórum Internacional Permanente de sacerdotes e sacerdotisas mantido via blog pela FTU (http://religiaoediversidade.blogspot.com.br/ ), iniciativa que privilegia todas as formas de se pensar e praticar as religiões afro-brasileiras e afro-americanas.
Abaixo, disponibilizamos álbum de fotos do Toque Exu Guardião do Destino e da Magia realizado no Templo de nossa filha espiritual, Mãe Fabi de Yemanjá, e as várias lideranças (pais e mães de terreiros) da região.
Aproveitamos para parabenizar Mãe Fabi de Yemanjá, seu esposo Kiko e seus filhos espirituais pelo empenho e dedicação na preparação do toque. Parabenizo também meus filhos espirituais por auxiliarem na preparação e participarem ativamente deste toque.
Axé!




Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 314

Nenhum comentário:

Postar um comentário