quinta-feira, 8 de novembro de 2012

XXIII Rito de Exu e Ossaim - Guardiões do Axé e das Plantas Medicinais e Rituais (vídeo)


A publicação de hoje apresenta momentos marcantes da ritualística do XXIII Rito de Exu e Ossaim - Guardiões do Axé e das Plantas Medicinais e Rituais. 
No vídeo é possível observar primeiramente a Mãe Maria Elise Rivas (Sacerdotisa Yamaracyê) conduzindo o cerimonial e recebendo os diversos pais e mães de santo do Brasil e fora dele. Logo após, realizamos uma pequena prédica onde contamos de forma sucinta o enredo mágico-religioso envolvendo Exu e Ossaim.
Dando continuidade ao vídeo, vamos observar o toque para Ossaim, a louvação do Caboclo (Orixá Brasileiro) e os preparativos para a Quimbanda.
Seguindo no tempo, o vídeo mostrará o Rito de Exu propriamente dito em suas duas fases. A primeira nas dependências internas e externas da FTU, onde fomos literalmente para a rua! A segunda em nosso outro templo localizado na Rua Chebl Massud onde está assentado, entre outros fundamentos, o Exó de Exu.
Ao final, não poderíamos de deixar de homenagear os Encantados e todo o povo da Jurema.
Fica aqui o nosso convite para assistir estes momentos tão importantes do rito que ficarão para sempre marcados em nossa retina espiritual. Axé!


Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 303

Um comentário:

  1. Parabéns Mestre Rivas,muito lindo o trabalho que vocês desenvolvem....que Deus ilumine a todos...

    ResponderExcluir