quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Faculdade de Teologia sedia evento: V Congresso Brasileiro de Umbanda e II Congresso Internacional das Religiões Afro-brasileiras!


Na próxima semana a Faculdade de Teologia Umbandista sediará pela quinta vez consecutiva o V Congresso Brasileiro de Umbanda e o II Congresso Internacional das Religiões Afro-brasileiras/americanas. O evento será nos dias 23, 24 e 25 de novembro.
O Congresso faz parte da proposta da instituição em fomentar a aproximação entre o saber acadêmico e o saber religioso, entendendo ambos como formas legítimas e verdadeiras do conhecimento. Por ser um encontro acadêmico estiveram e estarão presentes pesquisadores de várias áreas, como teologia, antropologia, sociologia, educação entre outras. Mas a inovação do evento é contar com sacerdotes e sacerdotisas das religiões afro-brasileiras, os quais se dispõem anualmente em dialogar e trazer a força de suas tradições religiosas para que todos possam conhecê-las, de uma maneira mais próxima.
Este ano estará presente um sacerdote juremeiro (Mestre) residente em Natal que trará experiências da religiosidade da Jurema Nordestina. Esta vertente religiosa, tão rica e já conhecida nas regiões norte e nordeste, possui também adeptos em outras regiões do país, como o estado de São Paulo, por exemplo. Essa é apenas uma das marcas do campo religioso afro-brasileiro, a constante interpenetração de suas vivências. Se há traços marcantes em cada Escola Afro-brasileira, não podemos negar que elas dialogam em vários pontos, na crença nas potestades (orixás, voduns, inkices), nos ancestrais (caboclos, pretos-velhos, encantados, mestres, exus, baianos, boaideiros, etc), o transe, a relação com as ervas medicinais e rituais, a comunidade de santo, entre tantas outras que poderiam ser listadas. Essas são algumas das questões a serem debatidas no Congresso deste ano, uma vez que elas envolvem Cultura, Memória e Identidade das Religiões Afro-brasileiras.
Outro ponto importante são os grupos de trabalhos abertos para a comunidade acadêmica, professores e alunos, pesquisadores em geral que tem a oportunidade de expor suas pesquisas. O congresso terá 3 GTs: 1. Teologia, coordenado pela Profa Dra. Irene Dias; 2. Memória, Cultura e Identidade, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Assunção e 3. Meio ambiente e Espiritualidade, coordenado pelo Prof. Dr. Yuri Tavares.
Haverá também um coquetel e uma sessão de lançamento de livros da Editora Arché. Um dos livros mais esperados chama-se Da Minha Folha: múltiplos olhares sobre as religiões afro-brasileiras, organizado pelo Prof. Dr. Luiz Assunção. O livro conta com vários trabalhos de pesquisadores. Minha contribuição ao livro leva o título de Abordagem de saúde, doença e cura nas Religiões Afro-brasileiras. No capítulo, apresento uma das visões sobre doença, saúde e cura, sabendo que há várias Escolas e, claro, vários conceitos e tratamentos. Com certeza será uma obra que marcará este campo de estudos pelas várias abordagens contidas em seu interior!
Disponibilizamos abaixo o link do evento para que vocês possam observar a programação completa com os nomes de todos os palestrantes, as palestras, os locais para hospedagem em São Paulo e valor das inscrições.
Ainda há vagas para o evento e vocês, leitores, também podem fazer parte dessa história, construindo saberes convergentes e levando adiante a força da cultura e religiosidades afro-brasileiras.
http://www.ftu.edu.br/congressos/convidados.html#
Axé!

Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 305

Nenhum comentário:

Postar um comentário