segunda-feira, 25 de junho de 2012

Convite FTU: I Jornada Teológica. Teologia em Ação – Meio Ambiente e Espiritualidade


Hoje nossa publicação destina-se a fazer um convite a todos os nossos amigos seguidores do blog, colegas da comunidade científica e da comunidade de santo, das várias Escolas Afro-brasileiras.

Hoje a Faculdade de Teologia Umbandista tem a honra de promover e sediar a I Jornada Teológica: Teologia em Ação que ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho.

O caráter do evento se constitui pelo diálogo inter-religioso entre várias confessionalidades que se predispuseram a conversar e debater sobre a interface entre Meio Ambiente e Espiritualidade.

Sabemos que a sociedade planetária vivencia hoje um momento bastante peculiar em que são e serão necessárias medidas importantes para promover desenvolvimento sustentável, vide encontro da Rio +20 no Rio de Janeiro. Este e outros eventos buscam firmar posições que beneficiem à sociedade e o meio ambiente, mas infelizmente esbarram na gana de alguns estados e governos pelo lucro capitalista.

A I Jornada Teológica, ao contrário, visa promover o diálogo amistoso entre várias confessionalidades para que elas entendam como cada Teologia pensa e elabora seu discurso sobre o Meio Ambiente, uma vez que a relação do homem com a natureza e tida também como algo Sagrado.

A organização da I Jornada Teológica só foi possível graças à experiência de 5 anos da FTU com congressos e seminários científicos e, principalmente, pelas amizades firmadas durante esses anos com vários membros de renome da mesma. Muitos deles, aliás, realizaram produções acadêmicas relevantes após o contato com a FTU e Centro de Cultura Viva como o artigo “Conhecimento Teológico e Experiência Religiosa” do Prof. Dr. Volney Berkenbrock publicado na revista Atualização.

Prof Volney retoma algumas discussões já iniciadas por nós sobre as vertentes da Teologia, saber religioso (crenças, rituais, vivências) e científico. Além disso alertou sobre a inovação da FTU em manter o templo no mesmo local da faculdade, mostrando que os princípios religiosos (fé) se complementam aos princípios acadêmicos, o que, segundo ele, é um modelo a ser seguido.

Convidamos todos vocês para mais este evento, gratuito, para que possam juntos conosco dialogar sobre Meio Ambiente e Espiritualidade!

I Jornada Teológica: Teologia em Ação – Meio Ambiente e Espiritualidade
Local: Faculdade de Teologia Umbandista – FTU
Horário: 20h
Dias: 25 e 26 de junho.

Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 264

Nenhum comentário:

Postar um comentário