segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Divindade Suprema e os Seres Espirituais


RESUMO
Após a discussão sintética das várias religiões afro-brasileiras entre elas: Candomblé de Caboclo (Ketu, Muxicongo), Umbanda Omolocô, Umbanda traçada, Umbanda Mista, Umbanda Branca ou Umbanda Cristã, Jurema, Terecô, Tambor de Mina, Toré, Xambá, Babassuê, Jarê, Batuque e Xangô, comenta-se na presente publicação a visão da Umbanda Iniciática ou Esotérica (os aspetos internos) sobre os Seres Espirituais ou Espíritos.
Palavras-chave: Divindade Suprema, Seres Espirituais, Teologia, Tradição, Umbanda Esotérica



ABSTRACT
After the synthetic  discussion about the various african-brazilian religions including: Candomblé de Caboclo (Ketu, Muxicongo), Umbanda Omolocô, Umbanda traçada, Mixed Umbanda, White Umbanda or Christian Umbanda, Jurema, Terecô, Batuque, Toré, Xamba, Babassuê , Jarê, Batuque and Xangô, in this publication we talk about the vision of the Initiatiatic Esoteric Umbanda (the internal aspects) about spiritual beings or spirits.
Keywords: Supreme Deity, Spiritual Beings, Theology, Tradition, Esoteric Umbanda


A DIVINDADE SUPREMA E OS SERES ESPIRITUAIS
Após a discussão sintética das várias religiões afro-brasileiras entre elas: Candomblé de Caboclo (Ketu, Muxicongo), Umbanda Omolocô, Umbanda traçada, Umbanda Mista, Umbanda Branca ou Umbanda Cristã, Jurema, Terecô, Tambor de Mina, Toré, Xambá, Babassuê, Jarê, Batuque e Xangô, comenta-se na presente publicação a visão da Umbanda Iniciática ou Esotérica (os aspetos internos) sobre os Seres Espirituais ou Espíritos.
O texto apresentado consta na obra – Umbanda a Proto Síntese Cósmica. F.Rivas Neto – Editora Pensamento, 2011; 11ª edição.
“Sobre a Divindade Suprema e os Seres Espirituais discuti-se:
1.    Todos os espíritos são IMATERIAIS – Somos isentos de matéria, de energia ou qualquer processo agregativo sobre nós. Não somos compostos atômicos, eletrônicos, fotônicos, quarks, antimatéria, etc. Somos apenas Espíritos, com nossa própria Natureza Vibratória Espiritual.
2.    Todos os Seres Espirituais são INCRIADOS – Somos incriados, pois nossa origem se perde na Eternidade. Somente a Deidade, Detentora e Conhecedora da Eternidade, é quem sabe nossa origem. Afirmamos também que o supremo Espírito não nos criou. Quando dizemos que nossa ESSÊNCIA ESPIRITUAL é originada da mesma do PAI, não estamos dizendo que é a própria do PAI.
3.    Todos os seres Espirituais são PERFECTÍVEIS – Todos nós, indistintamente, caminhamos para o nosso aperfeiçoamento.
4.    Não fomos criados por Deus simples e ignorantes – DEUS não criaria ninguém simples e ignorantes, esperando que cada um evoluísse e alcançasse a evolução através de duríssimas e penosas provas. A Corrente Astral de Umbanda crê num Deus infinitamente Bom e Justo, e não num DEUS sádico e cruel.
5.    Cremos inabalavelmente na Suprema Consciência Una, que estende sobre nós, Individualidades Espirituais, o Seu beneplácito espiritual.
6.    Todos os Seres espirituais podem evoluir em 2 regiões distintas:
a.    COSMO ESPIRITUAL – É o que já definimos como as infinitas regiões do espaço cósmico onde jamais houve a interpenetração da matéria ou energia. Nesse campo espiritual ou reino virginal, o Espírito pode evoluir segundo um karma causal. É óbvio que, nesse lado da “Casa do Pai”, os Seres Espirituais estão isentos de “veículos” ou Corpos. Não têm a mínima agregação sobre Si de elementos da matéria ou antimatéria.
b.    UNIVERSO ASTRAL – É o que também já definimos como uma região do espaço cósmico que já foi interpenetrada pela substância etérica ou matéria-energia.
Nesse Universo Astral é que há os milhões de galáxias, com seus sistemas solares, e esses com planetas, satélites, etc.
É nesse Universo Astral que o Espírito pode evoluir segundo um Karma constituído.
Nesse lado da “Casa do Pai” é que o Ser Espiritual constitui seus 7 Corpos ou Veículos de Expressão de sua consciência, percepção, inteligência, sentimentos, etc., através dos Arquitetos Siderais. Esses 7 Corpos ou “Veículos” do Espírito –Consciência são de Energia-Massa em vários níveis, obedecendo a Setessência da Matéria.
Que não se faça confusão entre Cosmo Espiritual e Universo Astral. Como dissemos, no Universo Astral há os vários níveis energéticos, e o Ser Espiritual, dependendo de seu grau evolutivo, em sua jornada evolutiva, ora estará num dado plano – que lhe caracterizará a necessidade de reajuste no Corpo do plano afim imediatamente superior -, ora no plano imediatamente inferior, gerando, como exemplo aqui na Terra, o fenômeno do NASCIMENTO e MORTE”.
P.S. Com esta publicação inaugura-se uma série de textos ou vídeos que pretendem ser releituras ou ressignificados das obras de Matta e Silva e Rivas Neto.
Isto é possível, pois segundo Rivas Neto a CONSTANTE DA TRADIÇÃO É A CONTÍNUA MUDANÇA, LOGO UMA UNIDADE ABERTA QUE PERMITE RELEITURAS E RESSIGNIFICAÇÕES CONSTANTES. Axé!

Referências Bibliográficas:


 Obras de W. W. da Matta e Silva (Mestre Yapacany)
·         Mistérios e Práticas da Lei de Umbanda
·         Lições de Umbanda e Quimbanda na palavra de um Preto-Velho
·         Segredos da Magia de Umbanda e Quimbanda
·         Umbanda e o Poder da Mediunidade
·         Umbanda de Todos Nós
·         Umbanda Sua Eterna Doutrina
·         Doutrina Secreta de Umbanda
·         Umbanda do Brasil
·         Macumbas e Candomblés na Umbanda


 Obras de F. Rivas Neto (Mestre Arhapiagha)
·         Umbanda a Proto-Síntese Cósmica
·         Umbanda – o elo perdido
·         Lições Básicas de umbanda
·         O Arcano dos Sete Orixás
·         Exu – o grande arcano
·         Fundamentos Herméticos de Umbanda
·         Cura e auto cura umbandista – terapia da alma
·         Sacerdote, Mago e Médico – cura e auto cura umbandista
·         Espiritualidade e Ciência na Teologia das Religiões Afro-brasileiras


Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá

Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 187

Um comentário:

  1. Benção Mestre!!!

    É muito interessante quando nos deparamos com seus textos mais de uma vez e percebemos que, por mais atenção que dispensamos as suas palavras, algo de novo nos salta aos olhos.
    Ao ler as premissas acima escritas, tive a oportunidade (se eu não estiver equivocada) de entender um pouco mais quando o Sr. nos diz que somos senhores de nossos destinos e que o mesmo não é imutável.
    Só pelo fato de vivermos em um universo que está em constante transformação, acredito que esta afirmação já cai por terra.
    Mas eu creio que, pelo que li no texto, que se somos filhos dos Orixás e os mesmos são os Seres estruturantes do universo, ao termos contato com suas benesses, forças e luzes, consequentemente recebemos "estímulos" para transformarmos e positivarmos nossos destinos em todos os âmbitos de nossas vidas.
    Mais uma vez suas palavras reforçaram em mim um ânimo, uma vontade inquebrantável de me transformar para que eu possa me conectar com as poderosas forças do universo e assim deixar de ser única e fazer parte do todo.
    Axé Babá mi!
    Oxá bori mi!
    Yaranacy.

    ResponderExcluir