quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Blog entrevista Mãe Flávia (Rio de Janeiro - RJ)


Qual o nome da senhora e como é conhecida no santo?
***FLÁVIA EMÍLIA LEAL DA SILVA BARROS. SOU CONHECIDA COMO FLÁVIA BARROS.

A senhora é sacerdotisa há quantos anos?
***HÁ 05 ANOS.

A casa da senhora fica em qual endereço?
***RUA GOIÁS, 548 PIEDADE RIO DE JANEIRO MAIORES INFORMAÇÕES EM www.temploestreladooriente.com

Quais são as atividades desenvolvidas no templo?
***SESSÕES PÚBLICAS DE CARIDADE TODAS ÀS SEGUNDAS FEIRAS, ÀS 20:00 HORAS E TODO 1º SÁBADO DE CADA MÊS, ÀS 18:00 HORAS. ALÉM DESTAS, SÃO REALIZADOS DESENVOLVIMENTOS MEDIÚNICOS E SESSÕES DE ESTUDOS ESPIRITUALISTAS, COM O OBJETIVO DE APRIMORAR O CORPO MEDIÚNICO DA CASA. REALIZAMOS TAMBÉM PALESTRAS MENSAIS, CUJOS TEMAS ESTÃO LIGADOS AO ESPIRITUALISMO EM GERAL E A UMBANDA EM PARTICULAR. TEMOS AINDA TRATAMENTOS ESPIRITUAIS COM A FALANGE DO POVO DO ORIENTE, SOB PRÉVIA INDICAÇÃO DE ENTIDADES, TODAS ÀS QUINTAS FEIRAS, A PARTIR DE 19:00 HORAS. ALÉM DISTO, DESENVOLVEMOS O ESTUDO DA DOUTRINA ATRAVÉS DO CURSO “A UMBANDA SEM FRONTEIRAS”, MINISTRADO TODAS ÀS QUINTAS FEIRAS. EVANGELIZAÇÃO INFANTIL, SEMANALMENTE, ÀS SEGUNDAS E QUINTAS FEIRAS. FINALMENTE, O GRUPO TEATRAL FAMÍLIA TEO, FORMADO EXCLUSIVAMENTE POR MÉDIUNS DO TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE, LEVA A MENSAGEM ESPÍRITA/UMBANDISTA ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE ESPETÁCULOS TEATRAIS.

Como estão configuradas as religiões Afro-brasileiras em sua cidade? E no Sudeste como um todo?
***INDEPENDENTEMENTE DE RESSALTARMOS A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, CULTURAL E RELIGIOSA DESTES SEGMENTOS, NÃO SÓ PARA NOSSA CIDADE, MAS PARA O PAÍS COMO UM TODO, ENTENDEMOS QUE MUITO MAIS DO QUE DIFUNDIRMOS AS TRADIÇÕES DAS “ÁFRICAS” E DE REVERENCIARMOS OS SAGRADOS ORIXÁS, SÃO INQUESTIONÁVEIS OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS BUSCANDO A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO, ELEVANDO SUA AUTO-ESTIMA, FAZENDO-O AGREGAR VALORES ESPIRITUAIS À SUA JORNADA TERRENA, OBJETIVO QUE NOS É ORIGINARIAMENTE TRAÇADO PELO ASTRAL SUPERIOR.

As religiões afro-brasileiras sofrem processos de intolerância religiosa? Se sim, oriunda de que setores?
***OS PROCESSOS DE INTOLERÂNCIA SÃO HISTÓRICOS E AO MESMO TEMPO MUITO ATUAIS. ELES SE INICIAM EM NOSSO SEIO, ISTO É, DE DENTRO PARA FORA, A PARTIR DA VISÃO DE QUE SÓ O “NOSSO TERREIRO” PRATICA A “UMBANDA CERTA”. NA VERDADE, NÃO NOS APERCEBEMOS DE QUE A DIVERSIDADE FAZ PARTE DE NOSSA ESSÊNCIA, DE QUE É UMA REALIDADE INALIENÁVEL E ALGO FUNDAMENTAL PARA A DIFUSÃO E O FUTURO DO MOVIMENTO UMBANDISTA. POR OUTRO LADO, EM VIRTUDE DO ACIMA EXPOSTO E SABEDORES DE NOSSA PRINCIPAL CARÊNCIA, “A DESUNIÃO”, SEGMENTOS DE ALGUMAS IGREJAS PROTESTANTES DITAS “ELETRÔNICAS”, ALIADOS A PARTE DE UMA SOCIEDADE LEIGA, IGNORANTE DAS LEIS SUPREMAS E CARENTE DE UM DEUS, PROMOVE TODA SORTE DE CALÚNIAS, DIFAMAÇÕES, LANÇANDO SOBRE AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS “PRECONCEITOS” INFUNDADOS, FALTANDO COM RESPEITO AOS CREDOS QUE TIVERAM PAPEL CRUCIAL NA FORMAÇÃO DESTA NAÇÃO, CONSIDERADA A “PÁTRIA DO EVANGELHO”. FINALMENTE, QUANDO TIVERMOS O ENTENDIMENTO DE QUE TODOS OS SEGMENTOS DAS “VÁRIAS UMBANDAS” CUMPREM SUAS FUNÇÕES DENTRO DO ASTRAL SUPERIOR, EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES TRAÇADAS PELOS MENTORES ESPIRITUAIS DE CADA CASA, A PARTIR DESTE MOMENTO, UNIDOS DENTRO DE UMA DIVERSIDADE, ESTAREMOS EM CONDIÇÕES DE GARANTIR ÀS GERAÇÕES FUTURAS, NÃO UMA “TOLERÂNCIA” AO NOSSO CREDO, MAS O RESPEITO A ELE DEVIDO, ALÉM DA RESIGNAÇÃO QUE NOS FARÁ COMPREENDER QUE “O TEMPO, E SOMENTE ELE, DARÁ O DEVIDO VALOR ÀQUELES QUE O TIVEREM”.

A senhora faz alguma atividade social? Se sim, qual?
***SIM. DESENVOLVEMOS DISTRIBUIÇÕES DE ALIMENTOS, AGASALHOS, ENTRE OUTROS UTENSÍLIOS, A FAMÍLIAS CADASTRADAS EM NOSSA INSTITUIÇÃO, ALÉM DE OUTRAS INICIATIVAS EM COMUNIDADES CARENTES.  

Como está sendo a parceria com a FTU?
***APESAR DE ESTAR DANDO OS “PRIMEIROS PASSOS”, A PARCERIA JÁ DEMONSTRA DE FORMA INEQUÍVOCA A SOLIDEZ NECESSÁRIA E UM FUTURO PROMISSOR. NA VERDADE, COM UMA VOCAÇÃO PREDESTINADA PELO ASTRAL SUPERIOR PARA A DOUTRINAÇÃO, O TEMPLO ESTRELA DO ORIENTE (TEO) ACABOU ENCONTRANDO NA FACULDADE DE TEOLOGIA UMBANDISTA (FTU), O ALICERCE ATRAVÉS DO QUAL PODERÁ MATERIALIZAR O SONHO DE TERMOS IRMÃOS UMBANDISTAS CULTOS, EVOLUÍDOS, DISTANTES DOS TABUS E CRENDICES QUE MARCARAM OS PRIMÓRDIOS DE NOSSA RELIGIÃO.

A senhora autoriza a disponibilização desta entrevista para a FTU nos seus meios digitais e impressos?
***ESTÃO POR MIM AUTORIZADOS.


 Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá
Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”
Publicação 184

2 comentários:

  1. Parabéns Flávia Barros, que a senhora possa continuar levando com seriedade a nossa querida Umbanda, desmistificando e ajudando aqueles que a procuram. Umbanda é coisa séria pra gente séria. Que o Templo Estrela do Oriente continue com essa seriedade e com todos esses ensinamentos dando oportunidades a quem busca o conhecimento ímpar sobre a nossa Umbanda.

    ResponderExcluir
  2. Sou aluno do curso telepresencial do Polo RJ e aproveito para expressar minha admiração e respeito pelo TEO que tem uma energia maravilhosa e uma recepção muito simpática a todos.

    ResponderExcluir