quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Toque de Caboclo


No templo da FTU, mantida pela O.I.C.D., que fundamos e dirigimos há quarenta e três anos, o Toque de Caboclo dá início ao nosso ano litúrgico. A finalidade é pedir bênçãos para todos os trabalhos que serão realizados durante o período, e que os mesmos proporcionem saúde, paz, amor, prosperidade e cobertura espiritual a todos os filhos espirituais, ao povo do santo e a sociedade como um todo.

Realizamos no dia 19 mais um Toque de Caboclo quando compartilhamos com vários filhos espirituais, filhos de fé, irmãos espirituais, o respeito às diferenças, a fraternidade, a renovação e redistribuição de Axé em forma de bênçãos e energias positivas.

O Rito é um indício de pluralidade, de ancestralidade comum, já que Caboclo é nome genérico do Ancestral indígena brasileiro – Orixá do Brasil – que pode estar representando um Orixá ou a si próprio, o qual “baixa” nos Candomblés de Caboclo, Jurema, Pajelança, Toré, Terreiros de Umbanda e outras veneráveis Escolas. Na verdade, o Caboclo (a Entidade Ancestral Caboclo) sendo comum a vários ritos, é fator decisivo de convivência pacífica e solidária entre as várias etnias com suas religiões e crenças.

Antes de disponibilizarmos o álbum de fotos do Toque de Caboclo, queremos, sensibilizados, agradecer a presença de todos “mães e pais de santo” (51 terreiros), que trouxeram seus filhos e dividiram conosco as bênçãos do Axé e do trabalho. Retornem sempre, a Casa é de vocês, de todos nós! Axé!









Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá

Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico

Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”

Publicação 123


Nenhum comentário:

Postar um comentário