quinta-feira, 10 de junho de 2010

Faculdade de Teologia Umbandista

A FTU - Faculdade de Teologia Umbandista tem como objetivo formar teólogos umbandistas, conscientes de suas responsabilidades, junto à comunidade umbandista e toda a sociedade planetária, tirando a umbanda e umbandistas da condição de excluídos dos demais setores filosófico-religiosos.

A Umbanda mostrando sua universalidade que oscila entre a periferia e o centro seja nos aspectos espirituais, culturais, sociais, políticos e econômicos, visa formar teólogos que criem meios de neutralizar na paz e no consenso esta dualidade mantenedora das desigualdades.

Para tanto, utiliza-se não só da aplicação do conteúdo programático, como também, proporciona, que ele seja ministrado com o objetivo de ampliar competências e habilidades, dando ao teólogo uma visão humanista com base na alteridade.

O teólogo umbandista formado pela FTU - Faculdade de Teologia Umbandista deve tornar-se cônscio da diversidade cultural da humanidade, respeitando as diferenças e compreendendo suas manifestações principalmente nos diversos segmentos afro-brasileiros e escolas umbandistas, bem como, em outros setores do saber e do Sagrado.

A introdução destes valores levará o teólogo umbandista a reconhecer a interdependência que nasce no próprio indivíduo e na relação consigo mesmo, com a humanidade, com a natureza e com o Sagrado, tornando-o capaz de atuar na comunidade (afro-brasileira ou não) e promover o entendimento e crescimento humano.

Para que isto ocorra, há um perfeito desempenho de todos os envolvidos na gestão da FTU - Faculdade de Teologia Umbandista, construindo um ensino de alto nível, dentro de um contexto harmônico, regido pelo respeito às diferenças e à pluralidade cultural.

A FTU - Faculdade de Teologia Umbandista proporciona aos alunos a possibilidade de uma incursão nas raízes das religiões afro-brasileiras e escolas umbandistas, possibilitando a formação de um teólogo que reconheça as raízes ameríndia, africana e indo-européia, que deram formação, por meio do sincretismo, às religiões afro-brasileiras.

Assim, o teólogo umbandista será capaz de reconhecer as várias escolas ou linhas de transmissão e acompanhá-las na trajetória das manifestações particulares da umbanda, experimentando a harmonia na diversidade proporcionada pelo sincretismo, até o plano das concepções universais.

A FTU - Faculdade de Teologia Umbandista estimula o desenvolvimento ético, fazendo grassar um conhecimento dinâmico e dialético, com base na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

A FTU - Faculdade de Teologia Umbandista instituiu como parte de sua didática pedagógica para implementação de suas políticas institucionais constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional ações planejadas e contínuas que proporcionassem de forma eficaz a reflexão e aplicação do conhecimento dinâmico e dialético, interdisciplinar e transdisciplinar. Para tanto, abriu espaços acadêmicos discursivos e vivenciais como: diálogos intra-religioso, inter-religioso e interdisciplinar, semanas culturais, projeto ngoma, blog ayon música e espírito-acervo FTU - relação de registros fonográficos, campanhas de prevenção, vídeo aulas gratuitas, cursos de extensão, palestras, seminários, projeto responsabilidade social, locutórios, vídeo-conferências, vídeo-aulas, centro de cultura viva das tradições afro-brasileiras, congresso de umbanda do século XXI.

A constante renovação de conceitos e valores característicos, que norteiam a FTU - Faculdade de Teologia Umbandista, e são características das religiões afro-brasileiras estão presentes na formação do pensamento teológico umbandista proposto pela FTU: formar um teólogo universalista, que acompanha as transformações das religiões afro-brasileiras, do homem e da humanidade (que remetem ao estudo e conhecimento, não fragmentários, que permitam a conquista dos saberes).

A FTU - Faculdade de Teologia Umbandista implementa a visão universalista, com vistas na convivência pacífica, que se consubstancia na paz mundial.

Disponibilizamos vídeo FTU - Faculdade de Teologia Umbandista dialogando com a Filosofia, a Arte e a Ciência.






Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá

Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico

Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”

Publicação 44

Um comentário:

  1. Sou de jacarei filha (paiCarlos)Yapokan) estou muito agradecida por tantos esinamentos do cuso de estenção benção mestre(Arapiaga)
    aranuan
    margarida

    ResponderExcluir