quinta-feira, 27 de maio de 2010

FTU - Dialogando com a Sociedade


O curso de bacharelado em Teologia da FTU-Faculdade de Teologia Umbandista, apesar de estar afinado com a Tradição das religiões afro-brasileiras, proporciona uma visão do atual momento da sociedade. Vivemos numa sociedade laica, plural e diversa e disto devemos nos conscientizar quando versarmos sobre Teologia.

O futuro teólogo seja de qual for a Tradição deverá, segundo nossa visão, adaptar-se ao respeito às diferenças, a ética, e entender os avanços das ciências sejam elas sociais, exatas ou biológicas.

Na FTU - Faculdade de Teologia Umbandista seguimos no curso de graduação (4 anos, período noturno – 19h30 – 23h, todos os dias) os seguintes eixos:

Eixo Filosófico – Desenvolve disciplinas que permitem entender o pensamento subjacente às teologias – Filosofia, Epistemologia e Ética.

Eixo Metodológico – Metodologia Científica como forma de instigar a necessidade de pesquisa e produção efetiva de conhecimento humano.

Eixo Sociológico – Sociologia – Ciências Políticas – Entendimento das relações institucionais e internacionais.

Eixo Linguístico – Permite a compreensão de leituras (textos) e domínio da Hermenêutica – Lógica e Retórica – Comunicação – Diálogo – Português – Inglês

Eixo Interdisciplinar – Interface da Teologia com: psicologia, direito, antropologia, matemática, biologia e outras áreas científicas.

Sistemas Religiosos – todos os setores filosófico–religiosos são estudados, respeitados observando a essência comum a todos (diálogo inter-religioso).

Esta é a visão da FTU-Faculdade de Teologia Umbandista, da qual somos professor fundador, desde 2004.

Após este sumário da ação da FTU, a 1ª Faculdade de Teologia Umbandista do Brasil e do mundo, iremos disponibilizar um vídeo do curso de extensão universitária à distância, onde não se exige grau de escolaridade, visando aproximar a academia (FTU) com a população em geral.

O vídeo é sobre Fundamentos de Teologia Umbandista, ministrado há três anos (reatualizado anualmente). É uma pequena amostra do curso, à filosofia da FTU em aproximar os saberes acadêmico e popular tradicional.

Esperamos que o projeto proporcione uma discussão da história e da cultura na sociedade. Se isto for conseguido, nos sentiremos recompensado.

E vamos ao diálogo assistindo ao vídeo. Axé!




Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá

Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico

Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar”

Publicação 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário