quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Congressos de Umbanda do Século XXI

O I Congresso de Umbanda do Século XXI apresentou o tema “Universo Religioso Umbandista: Fronteiras e Perspectivas”. O evento foi realizado no ano de 2008 com enorme sucesso na FTU (Faculdade de Teologia Umbandista credenciada e autorizada pelo MEC). Recebemos professores e pesquisadores de vários estados brasileiros que compartilharam suas idéias sobre as religiões afro-brasileiras e seus caminhos nos últimos 100 anos. Estabelecemos um modo novo de lidar com as questões pertinentes à nossa comunidade umbandista porque fomos capazes de realizar um diálogo produtivo entre o conhecimento acadêmico e espiritual tradicional.

O II Congresso de Umbanda do Século XXI, realizado também nas dependências da FTU no ano de 2009, novamente aproveitou a oportunidade de explorar conceitos, questionar teses e articular novos saberes. O tema deste último congresso foi desafiador e necessário: “Do Sincretismo à Convergência”. Iniciamos o processo do Sincretismo religioso que pode ser visto como uma forma de aproximação simbólica entre culturas espirituais diferentes na forma e caminhamos até a idéia de Convergência como modo de perceber a universalidade do processo místico e a integração existente entre as várias religiões brasileiras.

Umbanda, Candomblé, Tambor de Mina, Catimbó-Jurema, Toré, Xambá, Jarê, Babassuê, Terecô, Batuque, Omolocô e várias outras tradições espirituais fazem parte do universo religioso brasileiro e nos proporcionam vínculos e afinidades que podem ser utilizados para o fortalecimento de nossas identidades coletivas. Enxergar os laços que nos unem e trabalhar pelo respeito à pluralidade é um dos objetivos destes congressos.

Este ano realizaremos o III Congresso de Umbanda do Século XXI que abordará “As Religiões Afro-Brasileiras aproximando os Saberes”. Convidamos os irmãos planetários a conhecer o sítio eletrônico da FTU para maiores informações: www.ftu.edu.br

Para ilustrar o exposto, gostaríamos de apresentar alguns registros fotográficos dos últimos dois congressos.


Fotos do I Congresso


Recepção do I Congresso


Conferência: “Câmara Cascudo e a Memória Popular Brasileira” – Anna Maria Cascudo (filha de Luís da Câmara Cascudo, Jornalista e Escritora)


Nossa fala de abertura foi: “Umbanda Do Século XXI”


Conferência: “Campo Religioso Brasileiro - Religião e Espaço Público” – Prof. Dsc. Marcelo Ayres Camurça UFJF/Minas Gerais


Conferência: “A Questão do Gênero nos Cultos Afro-Brasileiros” – profa. Dsc. Patrícia Birman UFRJ/Rio de Janeiro


Conferência: “O Alabê De Jerusalem”Altay Veloso é compositor da 1ª obra ópera umbandista/ Rio de Janeiro


Sacerdotisa Yamaracyê (Mãe Maria Elise Machado Rivas- Teóloga Umbandista e professora da FTU) ao lado de Ogãs, Pais e Mães espirituais, valorizando o saber religioso e popular tradicional, após sua conferência: “Cultura e Imaginário na Umbanda”


Conferência: “A dinâmica das Religiões na Sociedade Brasileira nas últimas três décadas” – prof. Dsc. Reginaldo Prandi USP/São Paulo


Fotos do II Congresso


Sala de Exposição dos Pôsteres, Fotografias e Acervo Musical das Tradições Afro-brasileiras


Oficina de Música: "A Música Sacra dos Cultos Afro-Brasileiros” – Mestre Obashanan (Pai William do Carmo)


Nossa oficina de Ervas: "Mesa de santo e sincretismo". No dia seguinte apresentamos a conferência "Do sincretismo à convergência"


Conferência: "A Tecnologia como ferramenta de aproximação no processo sincrético nas Religiões Afro Brasileiras" – Sacerdotisa Yamaracyê (Mãe Maria Elise Machado Rivas)


Conferência: "O sincretismo hoje: entre práticas e discursos" – Profa. Dsc. Maristela Oliveira de Andrade UFPB/Paraíba


Conferencistas e Amigos. Da esquerda para a direita: Prof. Dsc. Carlos Benedito Rodrigues da Silva UFMA/Maranhão, Profa. Dsc. Laila Andresa Cavalcante Rosa Fund. Pierre Verger/Bahia, e
Prof. Dsc. Luiz Assunção UFRN/ Rio Grande do Norte


Mesa, com a Sacerdotisa Yamaracyê e prof. Dsc. Yuri Tavares, aprecia a conferência "Sincretismo: um diálogo entre ciência e religião" – prof. Dsc. Cassiano Terra Rodrigues FTU e PUC-SP/ São Paulo

Conferência: "O sincretismo na dialética do conhecimento" – Mestre Araobatan (Pai Roger T. Soares) - Diretor Acadêmico e professor da FTU


Aranauam, Motumbá, Mucuiú, Kolofé, Axé, Salve, Saravá



Rivas Neto (Arhapiagha) – Sacerdote Médico
Ifatosh'ogun "O sacerdote de Ifá que tem o poder de curar"

Publicação 14

Um comentário:

  1. Sua Benção meu Pai!
    Aranauan, Saravá, Axé a todos os irmãos planetários!

    Estivemos nas duas edições do Congresso de Umbanda do século XXI e somos testemunhas oculares do nível de diálogo estabelecido entre sacerdotes e acadêmicos dos 4 cantos deste país-continente que é o Brasil.

    Aguardamos com confiança o III Congresso de Umbanda do Século XXI, pois temos convicção que será mais um grande sucesso que engrandece as Tradições Afro-brasileiras!

    Aranauan,
    Yabauara

    ResponderExcluir