sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Espiritualidade, Saúde e Sustentabilidade - "Introdução à Convergência" (Vídeo)

Dando continuidade ao tema Introdução Teórica às Doenças Somáticas e aprofundando os conceitos da nossa última publicação (05), disponibilizamos o vídeo:

Espiritualidade, Saúde e Sustentabilidade
"Introdução à Convergência"


Obs: Clique duas vezes com o mouse no vídeo para assistir em tela cheia no computador
Obs2: Caso não consiga visualizar o vídeo, clique aqui

Publicação 06

6 comentários:

  1. Adorei este blog, não o conhecia e cheguei até ele através de um amigo.

    Voltarei mais vezes.

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Sua benção meu Pai!
    Aranauan, Saravá meus irmãos planetários!

    Lendo o último texto e assistindo ao vídeo, percebo a importância de tratar o Ser Humano como uma Unidade Biopsicossocial e, neste sentido, como se desdobra nas diversas áreas de interesse da comunidade planetária.

    Existem algumas implicações éticas que esta visão de Espiritualidade acarreta. Ao penetrar no Indivíduo em seus aspectos sociais, objetivos e subjetivos o diálogo transforma-se em ferramenta essencial para a Ética. Assim compreendo de uma forma mais ampla o porquê de Pai Rivas ter posicionado a Ética na Alteridade.

    As contribuições de Habermas na constituição da Ética do Discurso e as de Adorno quando desenvolveu o conceito "aparência da natureza" e a Dialética do Esclarecimento ficam mais claras quando partimos desta teoria apresentada pelo Mestre, pois sua abrangência e profundidade sustenta pontes consistentes de diálogo e convergência.

    Yabauara

    ResponderExcluir
  3. Benção meu Pai!

    Suas palestras são inovadoras em conceitos e horizontes e de uma forma geral são um contraponto ao que usualmente encontramos nas prateleiras das livrarias e mesmo na grade curricular dos cursos de nível universitário.

    Penso que há uma tendência inexorável na direção interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade(*) consequência inerente ao próprio desenvolvimento do conhecimento, notadamente em suas áreas de ponta. Claro, com marchas e marginalmente com contramarchas ao longo desse processo. Um exemplo disto e a própria aproximação entre Ciência e Religião, que se examinada ao longo de uma conturbada história mostra tendência ao progresso, mas que vez por outra sofre ataques de extremistas ou ortodoxos, de um lado e de outro.

    Agora, ultrapassar as barreiras dos dogmas, paradigmas, preconceitos e fronteiras, da cisão entre o natural e o sobrenatural, da consciência e da inconsciência, do indivíduo e do planeta, e do religare com o Sagrado por meio da espiritualidade, como via de cura, é uma genuína revolução. Tarefa para um verdadeiro Mestre, aquele que conquistou a verdadeira identidade com a Realidade, que entre os Hindus era chamado de siddhi e aquele que o tinha conquistado de Siddha.

    Permita-me receber sua benção sempre.

    Aratish

    (*) apesar deste termo existir desde 1970 para fenômenos naturais, não havia sido incorporado ao dicionário Houaiss de 2001, por exemplo

    ResponderExcluir
  4. Saravá

    Achei fantastico este blog, parabéns ao Dr. Rivas, Médico-Sacerdote, sou médium umbandista, e curso Psicanálise integrativa, ser médium e Psicanalista com certeza esta me ajudando e lá na frente poderei ajudar muitas pessoas com problemas com relação a psique e espiritual, ambos certamente irão dar grandes resultados finais.
    Até breve
    Nilson Buava -nbuava@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Saravá. Peço a sua Benção meu Mestre.

    Parabéns pela iniciativa e realização.
    O seu Blog é espetacular e ao meu ver uma poderosa ferramenta de comunicação e interação.
    Também, para mim, um instrumento de aproximação e união com os que participam com os seus comentários e reflexões.

    Como um profissional de tecnologia, sinto pouca desenvontura em comentar e tecer opinião sobre os temas apresentados. Afinal de contas estou distante da minha zona de conforto.
    Por outro lado, sinto uma atração por exercitar e cada vez mais se aprofundar nos conceitos apresentados. Tenho aprendido muito com os seus livros e textos.
    Mas, nada substitue a prática, a vivência e a experiência.

    Sinto curiosidade sobre a Terapia citada neste vídeo e também vontade de participar desta experiência de vida.

    Até breve. Saúde. Felicidade. Paz. Prosperidade.

    Mauricio

    ResponderExcluir
  6. Salve Pai Rivas,
    Excelente Blog e excelente texto.
    Parabéns e um grande abraço, ao senhor e a todos da FTU.
    Saravá!!!

    ResponderExcluir